Fernando Del Picchia Monteiro Amaral, ou simplesmente Fernando Amaral, é publicitário e apresentador do Papo de Fogão. Nascido em São Paulo em 03 de julho é radicado em Natal desde 1986, onde nasceram seus 3 filhos. Começou a trabalhar com 13 anos e, de lá pra cá, não parou. Começou trabalhando na malharia dos pais como auxiliar de serviços gerais, depois foi vendedor na loja de roupas da família e aos 15 anos comandou o restaurante de seus pais em um banco e trabalhava na Rotisserie da família no final de semana, foi aí que a gastronomia entrou no seu sangue. Quando veio pra Natal, começou a vender, junto com o irmão, sanduiche natural na praia de Ponta Negra, onde era conhecido como “galeguinho paulista”. Muito elétrico sempre procurou alguma coisa a mais pra fazer, foi quando entrou na área de publicidade. Hoje com 33 anos de experiência profissional nas principais agências do mercado potiguar, atendendo grandes contas públicas e privadas, como Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura do Natal, FIERN, Sebrae/RN, Midway, entre outras.
Cursou Univarejo pela UNP e recentemente concluiu a faculdade de Marketing Digital. Foi consultor da Fundação Getúlio Vargas junto à Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Natal e realizou cursos na ESPM-SP e FGV, e possui grande experiência na área política, tendo participado de 14 campanhas para os governos estadual e municipal, atuando ainda como Atendimento e como Coordenador de Marketing em pleitos vitoriosos no interior do Estado.
Autodidata na área gastronômica, gosta muito de comer, cozinhar, reunir os amigos, bebericar e bater papo. Foi pensando em juntar tudo isso e a publicidade que surgiu o Papo de Fogão, programa semanal, voltado pra gastronomia, que apresenta desde 2013. No decorrer da sua carreira de apresentador, já participou do Dia a Dia da Band Nacional em duas ocasiões, apresentando pratos da cozinha do nosso estado e também foi cerimonialista dos principais Festivais Gastronômicos e Culturais do Estado como: Martins, Monte das Gameleiras, Baía Formosa e Natal.